Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação | ctic.ufpa.br



Comidas Típicas

O Almoço do Círio é uma tradição que reúne familiares no segundo domingo de outubro, dia da procissão, em uma grande confraternização. Pratos típicos, como a maniçoba e o pato no tucupi, sempre estão presentes na mesa de quem mantém este saboroso ritual gastronômico.

Cuidados especiais devem ser tomados no preparo das iguarias. A maniçoba, por exemplo, é feita a partir da maniva (folha extraída da mandioca) moída e deve passar cerca de 7 dias no fogo, antes de estar pronta para comer. É que essa folha possui o ácido cianídrico, que pode levar à morte por intoxicação, se ingerido in natura. Depois de cozida, ela é temperada com ingredientes semelhantes aos de uma feijoada.

O pato no tucupi também segue um ritual minucioso de preparação, que começa com o preparo do tucupi. Depois de ralada e descascada, a mandioca é depositada num instrumento cilíndrico chamado tipiti, que fica pendurado para que todo o líquido escorra. O líquido precisa ficar em repouso por até 24 horas. A parte mais pesada da solução fica no fundo da panela e o “soro" amarelado que fica em cima, depois de fervido, vira o famoso tucupi, servido com o deliciosos pato e folha de jambu.


Receitas

- Pato no tucupi

Ingredientes:

1 Pato de tamanho médio

2 litros de tucupi

3 maços de jambu

1 maço de chicória

1 maço de alfavaca

Condimentos como sal, alho, pimenta-do-reino, pimenta de cheiro, vinagre, louro.

Modo de preparar:

Primeiro, limpe bem o pato e fure-o ligeiramente com um garfo. Depois, deixe-o temperado de um dia para o outro, com alho, sal, louro, pimenta-do-reino, cominho e vinagre. Após este tempo, coloque o pato numa assadeira e cubra com fatias de bacon, cebola e tomate. Regue com óleo e leve ao forno moderado, deixando assar até que o pato fique corado e macio. Enquanto isso, coloque o molho de tucupi para ferver numa panela grande, adicionando sal, chicória, alfavaca, alho e pimenta de cheiro. Quando estiver fervendo, coloque os pedaços de pato, mantendo-os na fervura até que fiquem macios. Depois de escaldado com sal, coloque o jambu junto ao pato no tucupi.


- Maniçoba

Ingredientes:

3 kg de maniva moída (folha da mandioca-brava)

1/2 kg de toucinho

1/2 kg de carne-seca

1/2 kg de lingüiça portuguesa

1/2 kg de paio

1/2 kg de lombo de porco

1/2 kg de orelha de porco

1/2 kg de rabo de porco

Alho e pimenta-de-cheiro a gosto

Modo de preparar:

Num panelão com bastante água, coloque a maniva moída ao fogo brando, por sete dias, apagando só durante a noite. Mexa de vez em quando para que as folhas não grudem na panela e coloque água para que a massa não fique seca. Depois de três dias, acrescente o toucinho e deixe ferver por 48 horas. No quinto dia, vá acrescentando as carnes salgadas já refogadas e deixe ferver por mais um dia inteiro. Após o sexto dia, corte o paio, o chouriço e a lingüiça em rodelas. No sétimo dia, a maniçoba já está pronta. E a cor da maniva que era verde bem vivo fica quase preta.

Dica: sirva com arroz branco e farinha de mandioca


Fonte:

http://www.ciriodenazare.com.br