Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Em destaque > Últimas Notícias > CTIC disponibiliza informações sobre atendimentos realizados na UFPA
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

CTIC disponibiliza informações sobre atendimentos realizados na UFPA

  • Publicado: Quarta, 13 de Fevereiro de 2019, 23h49

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA recebe, todos os dias, demandas relacionadas a problemas técnicos dentro da cidade universitária, 11 Campi do interior e 22 unidades na rede METROBEL, veja o layout da rede. O centro auxilia no acesso a internet, rede sem fio, segurança da informação, serviços de e-mail, sites, VoIP, VPN, SIG-UFPA, etc. Para informar o usuário, o CTIC disponibiliza vários dados e estatísticas a respeito de eficiência, chamados, coordenadorias e atendimento em seu site.

Para ser atendido, o usuário precisa acessar o Sistema de Atendimento (SAGITTA) e relata seu problema técnico. Esse chamado segue para uma triagem, recebe uma quantidade de dias para ser solucionado e passa por um processo de atendimento, dividido em abertura, alocação, atendimento e encerramento. Os chamados podem ser abertos por telefone, presencialmente, ou via online, para mais informações acesse o contato da Coordenadoria de Atendimento.

Chamados – Atualizado três vezes ao dia, o site traz gráficos que informam a quantidade de demandas abertas, alocadas, em atendimento, atendidas, fechadas e canceladas. Além do gráfico geral de chamados, também possui gráficos de cada categoria, como: Segurança e Serviço de Internet, Sistema de Informação e Coordenadoria de Redes.

Além disso, o CTIC apresenta dados sobre o número de chamados de cada coordenadoria; o número de chamados das 10 maiores unidades solicitantes; e os serviços mais requisitados no geral e por coordenadoria.

O site mostra, também, gráficos sobre os atendimentos que o Centro realiza. São eles o grau de avaliação dos atendimentos, feito pelo próprio usuário; o período necessário para que os chamados sejam abertos e finalizados, no geral e por coordenadoria; e os dias em atraso para o encerramento de chamados.

SAGITTA anos anteriores – É possível verificar os dados dos anos 2018, 2017 e 2016. Em média são 5000 chamados por ano, sendo que alguns emergenciais acabam não sendo contabilizados. Contabiliza apenas chamados interativos com o usuário, onde um técnico é alocado, e não contabiliza chamados automáticos, como criação de conta institucional ou adesão ao Anti-spam.

Conectividade de dados – Disponibiliza os valores das redes sem fio da UFPA, divididos entre Pontos de Acesso (homologados, conectados e nocivos), Usuários Conectados (Rede Institucional, Rede Visitantes e Eduroam), e o total de dispositivos clientes.

A Rede Visitantes, que não precisa de cadastro para ser realizada, não possui boa qualidade, nem mecanismo de segurança de dados e não é recomendada para uso da comunidade Universitária. Para uso dos alunos, professores e funcionários da UFPA, é recomendado o uso da Rede Institucional.

Para criar sua conta institucional siga o passo-a-passo. Caso o usuário já possui a conta institucional e está com problema de autenticação, antes de solicitar atendimento siga este tutorial para tentar solucionar o problema, caso o erro persista deverá entre em contato com o CTIC.

Outros Campi – No site do CTIC é possível acessar, também, informações de conectividade dos campi do interior do estado. Ao todo são 20 links de dados monitorados e gerenciados pelo CTIC.

Texto: Elizandra Ferreira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: CTIC

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página