Página inicial > Em destaque > Últimas Notícias > Novo portal de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPA

Novo portal de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPA

• Publicado: Terça, 04 de Janeiro de 2022, 15h57

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA, disponibiliza uma nova página web onde reuniu os principais serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Universidade: o Portal de Serviços de TIC da UFPA. No portal você encontra informações, manuais e links de acesso dos serviços de TIC das diversas unidades da UFPA além dos próprios serviços gerenciados pelo CTIC, como o SIGAA, SIPAC, SAGITTA, SIGADMIN, rede sem fio, e-mail e etc.

O site é alimentado com inúmeros tutoriais, vídeos e dicas sobre o uso do e-mail, dos serviços do Google e do Microsoft for Education (serviços digitais que são autenticados via conta institucional da UFPA). Também estão presentes os serviços e manuais da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), como videoconferência, certificado pessoal digital (ICPEdu), Eduplay, etc.

Caso você precise de alguma resposta rápida sobre os serviços prestados pelo CTIC, existe uma seção de perguntas frequentes, as famosas FAQs, sobre o SIGAA, segurança da informação, Google e ações do próprio CTIC, acesse e confira.

Na seção de contratação de TIC, explicamos sobre o processo de aquisição de soluções de TIC (equipamentos e serviços), alinhados às normas do Governo Federal. Essa é uma parte importante a qual vale dar uma devida atenção por parte de todas as unidades que demandam aquisições de soluções de TIC.

O principal objetivo a ser alcançado com o lançamento do novo portal de conteúdo de TIC é centralizar as informações de acesso dos usuários da comunidade universitária. Atualmente, alunos e servidores utilizam inúmeros serviços de TIC, que não são ofertados exclusivamente pelo CTIC, para facilitar suas rotinas educacionais e administrativas, existe também os sistemas e procedimentos de outras subunidades, como, SAEST, PROEG, PROPLAN, Biblioteca Central, etc. Centralizando todas as informações básicas destes sistemas em um único portal de acesso, facilitamos aos usuários o processo de busca dos itens desejados e asseguramos que eles sejam redirecionados para o serviço correto.

Uma evolução muito significativa em relação a página antiga é a possibilidade de consulta do assunto desejado, por exemplo, se você desejar saber sobre VPN, pasta utilizar no canto superior direito a opção “Localizar”, que irá surgir tudo sobre VPN presente no portal, facilitando o acesso à informação pelo usuário.

Para acessar o novo portal de serviços, utilize o endereço https://servicosdetic.ufpa.br

A página antiga de informações e manuais do CTIC será desativada até o final do próximo mês.

Texto/Arte: Assessoria de Comunicação do CTIC