Página inicial > Uncategorised > Últimas Notícias > CTIC realiza atualização no núcleo de acesso à rede na UFPA

CTIC realiza atualização no núcleo de acesso à rede na UFPA

• Publicado: Segunda, 01 de Fevereiro de 2021, 18h04

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Pará (CTIC/UFPA) realizou, no fim do ano de 2020, a troca do núcleo de rede utilizado pela Instituição, o que é considerado um avanço importante para a estrutura de tecnologia da Universidade. A atualização visa garantir estabilidade no acesso à internet e disponibilidade dos serviços ofertados à comunidade acadêmica.

O antigo núcleo de rede da UFPA era composto por dois roteadores que já estavam com aproximadamente 12 anos de operação quase ininterrupta. Já o novo conjunto conta com oito switches, sendo dois voltados para conectar as unidades do Campus Básico e dois para conectar as unidades do Campus Profissional e Saúde, com os outros quatro sendo usados para conectar com a internet e fazer o roteamento entre as redes da Cidade Universitária José da Silveira Netto, da Rede Metrobel – que conecta 14 prédios fora do Campus Belém, 11 laboratórios dentro do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT-Guamá) e os demais campi da UFPA em Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí.

“Ao longo dos anos, outras melhorias foram sendo implantadas, mas percebemos que já se fazia necessária a substituição do núcleo propriamente dito, visto que as necessidades de acesso do usuário estavam crescendo mais rápido do que a capacidade de atualização do antigo núcleo. Hoje, o novo núcleo está plenamente operacional e pode conectar unidades e equipamentos a 10Gbps e é composto por oito switches/routers. Isso garante que, se alguma manutenção precisar ser feita nesses equipamentos, podemos desligar um e haverá, pelo menos, um outro equipamento provendo acesso sem qualquer prejuízo pro usuário”, conta o coordenador de Redes do CTIC, Marcelo Moraes.

As novidades impactam diretamente serviços que demandam de alta capacidade de transmissão de dados, como streaming (transmissão em tempo real) de vídeos e, em momentos específicos, como os serviços de divulgação do listão do Processo Seletivo da UFPA.

“Mesmo com os problemas devido à pandemia, o CTIC conseguiu cumprir seu papel e manteve em operação os serviços de tecnologia para toda a comunidade acadêmica. Fechamos o ano de 2020 com essa enorme conquista, que é o upgrade do núcleo da rede institucional”, lembra o diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação, Marco Aurélio Capella.

Universidade Multicampi - A mudança no núcleo de rede impactará diretamente todos os campi da UFPA espalhados pelo estado, pois o acesso à internet é feito da mesma forma: por meio da rede sem fio institucional e pontos de redes, nos quais os usuários conectam seus dispositivos, e tudo é direcionado ao CTIC, que conecta o usuário à internet.

“Qualquer mudança feita no núcleo da rede impacta diretamente todos os seus usuários, seja  na capital, seja no interior, e não há necessidade de replicar essa mudança para outros locais. Por exemplo, se hoje o núcleo é mais estável ou tem sua capacidade de processamento ampliada, todos serão diretamente beneficiados, independentemente do local da rede onde ele esteja”, expõe Marcelo Moraes.

banner nucleo 3Planos para 2021 - Para este ano, além de dar continuidade nas demandas afetadas pela suspensão das atividades em virtude da pandemia, o CTIC irá fazer uma outra grande atualização de seu parque tecnológico. A Coordenadoria de Datacenter irá realizar a instalação e configuração da nova arquitetura de serviços para a comunidade acadêmica, com o objetivo de implantar uma nuvem computacional totalmente atualizada e automatizada.

Além disso, serão direcionados esforços ao projeto que visa à substituição do serviço de telefonia do campus, que hoje é um misto de Analógico e VoIP (voz sobre IP ou telefonia via internet) e passará a ser puramente telefonia VoIP. Outras ações encaminhadas pelo CTIC envolvem o fortalecimento das políticas de governança e da segurança da informação.

“Mesmo com todas as dificuldades por que ainda estamos passando, tivemos total apoio da Administração Superior da Universidade para adquirir novos equipamentos para o Datacenter, com a aquisição de dois storages de armazenamento de alto desempenho, um appliance de backup – duplicando a capacidade atual, e mais oito servidores novos e atualizados”, conclui Capella.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes