Participação da equipe de TI da UFPA na 76ª Reunião Anual da SBPC
O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação – CTIC da UFPA coordenou as ações relacionadas à infraestrutura e a comissão de TI durante a preparação e execução da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu na Universidade Federal do Pará (UFPA) nos dias 7 a 13 de julho de 2024. Todas as ações do CTIC foram realizadas sistematicamente: o planejamento, a implantação da infraestrutura de redes, a ativação da central de monitoramento e o suporte técnico ao longo do evento.
Planejamento estratégico: Desde agosto de 2023 o CTIC vem participando das atividades de planejamento junto à comissão executiva local responsável pela 76ª RA da SBPC na UFPA. Na fase inicial a equipe de TI trabalhou em estreita colaboração para entender as necessidades específicas para o evento. Isso incluiu:
- Apresentar a rede institucional no Campus do Guamá;
- Mapear os espaços onde as atividades ocorreriam;
- Identificar pontos de falha potenciais e planejar soluções;
- Escolhas tecnológicas, como a decisão de utilizar cabeamento óptico e a definição da tecnologia de rede sem fio apropriada;
- Endereçamento IP para todos os espaços que seriam utilizados.
O resultado deste estudo dedicado foi o conhecimento da totalidade dos espaços físicos que seriam utilizados e da estrutura de TI já existente que poderia ser adaptada durante o evento; isso nos permitiu elaborar detalhadamente todo o orçamento de serviços necessários para realizar a ativação dos espaços, além de quantificar os equipamentos necessários para suportar a demanda de conexão dos usuários e as transmissões ao vivo das atividades.
Acesse aqui registros do planejamento da infraestrutura de redes da 76ª RA da SBPC.
Implantação da infraestrutura de redes: Com o tipo de tecnologia definida, seu formato de configuração escolhido e o quantitativo dos equipamentos necessários para suportar a demanda de conexão em mãos, a equipe técnica do CTIC iniciou então uma série de tarefas para garantir que a infraestrutura de redes estivesse pronta. As atividades pré-evento necessárias incluíram:
- A substituição do trajeto do backbone de fibra óptica entre o campus básico e profissional na cidade universitária;
- A adequação do cabeamento óptico no estacionamento do Complexo do Vadião, nas vias da Reitoria, no Centro de Eventos Benedito Nunes e na orla da universidade;
- A implantação do backbone de fibra óptica para as tendas EXPOT&C, SBPC Jovem e cultural e cultural alimentar;
- A implantação do backbone de fibra óptica para os blocos de salas de aula do básico;
- A implantação do cabeamento estruturado para as tendas EXPOT&C, SBPC Jovem, cultural, cultural alimentar e afro e indígena, o centro de comando móvel de Segurança, o corredor Wi-Fi, os blocos de salas de aula, os auditórios e as carretas da ciência móvel;
- Ativação de rede sem fio ao ar livre com 15 (quinze) rádios outdoors posicionados estrategicamente para oferecer conectividade na via principal do evento, na tenda da saúde e na área de alimentação dos food trucks;
- Ativação de rede sem fio interna, com 132 (cento e trinta e dois) novos rádios de alta densidade instalados em todas as áreas de atividades, como as tendas principais, auditórios e salas de aula;
- Substituição de mais de 100 rádios legados e com tecnologia de rede sem fio antiga;
- Instalação e configuração de 7 (sete) racks de redes e 32 (trinta e dois) switches para conectividade dos rádios e computadores;
- Configuração e instalação de 124 (cento e vinte e quatro) computadores e 10 (dez) projetores nas salas de aula e auditórios que receberam os minicursos, mesas-redondas e conferências;
- Instalação 42 (quarenta e dois) nobreaks nos racks de TI dos diversos prédios que receberam atividades, além dos racks das tendas;
- Ativação de links de 1 (um) Gbps de velocidade para todos os pontos de transmissão ao vivo utilizados na SBPC;
- Configuração de uma plataforma de monitoramento e gestão centralizada da rede.
Acesse aqui a galeria de fotos da implantação da infraestrutura de rede para a SBPC.
O objetivo desta etapa era conseguir criar uma infraestrutura física que conseguisse entregar conectividade por cabo ou sem fio de alta velocidade em todos locais em que ocorressem atividades, principalmente nos auditórios com transmissão ao vivo para os canais oficiais da UFPA e SBPC em redes sociais, o que foi plenamente alcançado durante os dias do evento, demonstrando assim a importância do planejamento e das ações cuidadosas de reestruturação da rede da UFPA para a SBPC.
Monitoramento da rede: Durante o evento, a central de monitoramento da rede de internet recebeu todos os alertas de falhas em equipamentos, qualidade do sinal de rede sem fio, tráfego de dados, quantidade de usuários conectados e status do link de Internet da UFPA.
A equipe técnica permaneceu em alerta a qualquer sinal de problema, por menores que fossem os indícios, como conexões instáveis ou aquecimento dos equipamentos. Um plano de contingência, com rádios, switches e computadores pré-configurados e prontos para substituição imediata, foi estruturado e preparado antes do começo do evento, e entrou em ação sempre que necessário de forma a manter a continuidade das atividades da SBPC na UFPA sem maiores prejuízos ou atrasos em relação aos horários programados para cada item da programação.
A plataforma de monitoramento centralizada permitiu que o desempenho da rede fosse acompanhado em tempo real. Através da plataforma foi possível identificar:
- A média diária de 56.000 (cinquenta e seis mil) usuários ou equipamentos conectados;
- Mais de 145.000 (cento e quarenta e sete mil) endereços IPs distribuídos diariamente;
- Mais 20TB (vinte terabytes) de tráfego de dados somados nas redes sem fio e cabeada destinadas ao evento.
Acesse alguns gráficos coletados:
- Endereçamento IP;
- Tráfego de dados na SBCP Jovem;
- Tráfego de dados na Cultural, espaço Paneiro e economia solidária;
- Tráfego de dados no espaço de Food trucks;
- Tráfego de dados no CEBN;
- Tráfego de dados no Mirante do Rio;
- Tráfego de dados nos blocos de sala de aula;
- Tráfego de dados no ILC-IFCH;
- Tráfego de dados no corredor Wifi;
- Tráfego de dados nos auditórios setoriais básico;
- Tráfego de dados no RU do campus básico.
Suporte técnico: A equipe técnica que atuou durante todo o evento foi multidisciplinar, composta por integrantes com os mais diferentes perfis, formados em diversas áreas de atuação. Ao todo, 89 profissionais foram responsáveis por implementar, configurar e prestar serviços técnicos aos equipamentos e usuários da rede da SBPC na UFPA. Essa equipe incluiu 30 servidores técnicos da Universidade, provenientes do CTIC, dos campi do interior, das pró-reitorias e outras subunidades da região metropolitana. Além disso, contamos com 59 monitores de TI, formados por estagiários do CTIC e alunos de graduação da Universidade, bem como de outras instituições de ensino superior parceiras.
Foram criados grupos de trabalho permanentes, compostos por servidores e monitores, para cada unidade que recebeu atividades da SBPC. O principal objetivo dessa estrutura era prestar suporte de forma eficaz, com rapidez e eficiência, evitando perda de tempo com deslocamentos pelo campus. Todos os monitores receberam, ao longo das três semanas que antecederam o evento, um treinamento técnico, contendo:
- Apresentação sobre a rede da UFPA;
- Os tipos de problemas mais comum na rede institucional;
- Como manusear as ferramentas para diagnósticos de problemas em cabeamento estruturado;
- Crimpagem de cabos para cabeamento estruturado;
- Atendimento aos usuários de TI;
- Monitoramento de redes sem fio e backbone óptico;
- Como verificar conectividade da rede sem fio com softwares específicos.
Os servidores dos campi e de outras unidades participaram de atividades de testes da infraestrutura de redes, visitas técnicas aos locais das atividades e apresentação de como foi montada a infraestrutura de redes para a SBPC. Abaixo alguns relatos dos servidores envolvidos nas atividades.
Gerson Lima, Campus de Soure, “Um aumento de conhecimento de como agir em equipe e de como gerenciar a T.I. em um evento de tal tamanho como a 76ª RA da SBPC. Toda essa ação ficará memorizada para futuras ações que vierem a acontecer e de como implementar no campus no qual atuo”.
Madson, Campus de Castanhal, “Uma oportunidade para desenvolver tanto os conhecimentos técnicos (hard skills) quanto as soft skills, com o trabalho colaborativo e comunicação entre os integrantes da equipe para o alcance dos objetivos do CTIC para o evento”.
Romão Silva, CTIC, “Foi extremamente enriquecedor ter a oportunidade de participar do imenso projeto de infraestrutura de rede (incluindo participação na fase de execução) demandado pelo evento de tamanha grandeza que foi a SBPC na UFPA. Ressalto também a fundamental importância da gratificante experiência que tivemos com a integração entre as diferentes equipes de TI de toda a Universidade Federal do Pará proporcionada pela mobilização geral exigida pelo evento”.
Suelber Lima, Campus de Bragança, “Foi uma experiência única poder acompanhar de perto a construção de uma grande estrutura de TI. Tive a oportunidade de fazer parte desse importante evento, a SBPC, realizado na UFPA em Belém do Pará. Além disso, tive a chance de trocar experiências e conhecer colegas altamente produtivos e qualificados”.
Rodrigo Monteiro, CTIC, “Essa experiência foi enriquecedora e destacou a importância do planejamento meticuloso e de uma equipe com maturidade em processos de TIC para um evento dessa grandeza”.
João Marcelo, IFCH, “A participação na equipe representou um momento de aproximação, troca de conhecimentos e união em prol da Instituição”.
Marcelo Pamplona, IG, “Minha participação no evento da sbpc me propiciou uma nova experiência de trabalho, pois permitiu testemunhar principalmente a dinâmica de planejamento e operação num evento de grande escala e tamanha importância, principalmente para região amazônica”.
Cleber Souza, CTIC, “Participar da organização da SBPC foi bastante desafiador, muito planejamento, muito trabalho e no final a satisfação de um trabalho bem feito”.
Nyara Cardoso, CICTA, “Pude vivenciar o acompanhamento em tempo real do suporte técnico aos eventos, desde a preparação das salas para as apresentações até o apoio in loco aos usuários. Também pude conhecer e compartilhar experiências com colegas de outros setores e Campi da Universidade”.
Pedro Lira, CTIC, “Não existe nada melhor que a vivência, conhecer e compartilhar coletivamente a tarefa que nos foi confiada. Nosso suporte de TI estava atento. A tempo, hora e onde foi preciso”.
Marcelo Moraes, coordenador de redes do CTIC conclui que “Com o planejamento pudemos mitigar os problemas muito antes deles acontecerem. Ainda tivemos algumas intercorrências bem pontuais, mas com apoio dos técnicos do CTIC, dos técnicos das outras unidades e dos campi, pudemos atuar de forma muito mais eficiente. A participação dos técnicos das outras unidades, dos campi e dos monitores de TI foi fundamental para o sucesso do CTIC na SBPC”.
Já para os estagiários do CTIC e monitores de TI, a 76ª RA da SBPC se apresentou como uma oportunidade única para testar suas habilidades como profissionais, assumindo responsabilidades maiores e enfrentando diariamente alguns desafios que normalmente pertencem aos técnicos e analistas da UFPA.
"Como estagiária de comunicação, enxergo na SBPC uma experiência única de gestão de equipes e de gerenciamento de risco. Além disso, garantir que as informações cheguem a todas as partes necessárias se provou um desafio e um aprendizado valioso para o meu futuro profissional", declara Thaís Raquel, estagiária de comunicação do CTIC.
Erica Santos, aluna do IFPA, “Para mim foi muito importante fazer parte da Comissão de TI, porque aprendi desde a crimpagem dos cabos até a realizar os testes da rede. Também recebemos treinamento sobre como dar suporte aos visitantes e expositores da SBPC. Outra parte interessante foi fazer parte do Time da TI, assumir responsabilidades e entregar o melhor possível para nossos clientes (expositores e visitantes). Esses foram excelentes aprendizados para a minha vida profissional”.
Maria Alice, aluna de biotecnologia da UFPA, “A participação na equipe representou um aprendizado técnico em TI, inclusive para quem não é da área, com ótima sinergia e engajamento do time proporcionados pelo ambiente organizado e dedicado estabelecido por uma liderança comprometida, prestativa e qualificada”.
Melina Campos, aluna de Psicologia da UFPA, “Uma experiência nova onde pude ter contato com outras áreas, algo que ampliou minha visão sobre o funcionamento da organização. Me senti acolhida com colegas dispostos a compartilhar seus conhecimentos e colaborar de forma construtiva”.
Larissa Cristina, bolsista do CTIC, “Um misto de experiências, onde eu pude aprender novas técnicas não só na área de T.I, mas também em relações pessoais e profissionais em outros espaços além do CTIC, compreender um pouco da divisão e importância da logística dos espaços, no qual foi realizado desde a inscrição para o evento e suas reuniões, até os treinamentos feitos pela equipe de T.I. Além de saber solucionar e tentar resolver imprevistos ao longo do evento. Vale ressaltar a importância e oportunidade ímpar do evento para todos que estiveram presentes, e eu como monitora tive esse grande privilégio em dose dupla”.
Sérgio Ronaldo, aluno do curso de Ciências e Tecnologia da UFPA, “Que experiência maravilhosa foi tudo muito surpreendente e produtivo sem falar dessa equipe de profissionais da CTIC”.
Jean Dean, bolsista do CTIC e aluno de Eng. da Computação da UFPA, “Foi uma oportunidade para a comunidade acadêmica, que atuou como monitor na comissão de TI, conhecer o papel e a relevância do CTIC no atendimento e fornecimento de serviços de TIC. Além disso, a troca de experiências com os servidores técnicos contribuiu para a formação profissional ao realizar, de maneira prática, as atividades e demandas da comissão, sobretudo para os discentes que cursam na área de TI”.
João Reis, aluno de mestrado em botânica tropical da UFRA, “Minha participação na Comissão de T.I foi permeada por bastante aprendizagem e valorização destes profissionais, como sou da área biológica e não conhecia os pormenores que ocorriam dentro dessa área, desde o planejamento de instalação dos equipamentos à avaliação das interferências que a rede poderia sofrer não imaginava a preparação e o conhecimento necessários para se atuar na área de tecnologia e informação. Ultrapassando os conhecimentos que adquirir dentro de T.I, aprendi em como o trabalho de equipe pode ser divertido e motivador quando gerido de forma participativo e respeitoso, aprendi muito com os técnicos do CTIC, principalmente com Thaís que sempre proporcionou a melhor estadia possível durante o treinamento anterior ao evento e durante o próprio evento”.
Leila Costa, aluna de biomedicina FIBRA, “A SBPC foi o maior evento que já tive a oportunidade de participar. Ter a chance de ver como toda a estrutura foi montada agregou muito além do currículo lattes, mas para experiências e curiosidades pessoais. Graças à preparação prévia da equipe, poucas foram as ocorrências, me rendendo tempo para entender melhor sobre o funcionamento do sistema de redes. A equipe foi acolhedora e fico feliz em dizer que levarei conhecimento, boas amizades e memórias do meu tempo como monitora pelo CTIC”.
Acesse aqui fotos dos membros das equipes durante a SBPC na UFPA.
A colaboração entre técnicos, monitores e estagiários enriqueceu o trabalho, promovendo a troca de experiências e contribuindo de forma prática na formação de diversos discentes dos cursos de graduação de TI da UFPA.
Texto/fotos: Assessoria de Comunicação do CTIC
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