Página inicial > Em destaque > Últimas Notícias > CTIC orienta a comunidade sobre plataforma Microsoft 365

CTIC orienta a comunidade sobre plataforma Microsoft 365

• Publicado: Sexta, 05 de Junho de 2020, 22h22

Todos nós já usamos os aplicativos da Microsoft em algum momento das nossas vidas, não é mesmo? Pensando nessa familiaridade, o CTIC informa que a Microsoft disponibiliza licenças institucionais para o uso de seus aplicativos na modalidade online, Microsoft 365 para Educação, totalmente sem custos para alunos e servidores.

Para poder usufruir dessas ferramentas, alunos e servidores precisam ter acesso a internet e, de posse de seu e-mail Institucional, usar suas credenciais no processo de autenticação. A versão da Microsoft 365 disponível para as contas institucionais da Federal é a online, onde os aplicativos são executados em abas do navegador de internet ou nos aplicativos móveis do Office.

Benefícios principais: acesso às ferramentas de edição de textos, documentos, planilhas e apresentações do Office, além de compatibilidade com documentos criados nos aplicativos desktop da Microsoft. As ferramentas online do Office 365 é compatível com a maioria das formatações feitas em outros editores de documentos. Além disso, há ferramentas colaborativas disponíveis, onde é possível editar documentos em equipe, controlar os acessos aos mesmos, armazenar dados em nuvem e manter a identidade institucional do usuário preservada.

Quem pode utilizar o Microsoft 365 para educação? Qualquer membro da comunidade acadêmica da UFPA (servidores e alunos) com vínculo ativo. O processo de adesão é automatizado. Acesse aqui o manual para o procedimento de adesão.

As principais aplicações já são conhecidas da comunidade acadêmica: Word, Excel, PowerPoint, OneDrive e OneNote, Planner, Sway e Forms. Também estão disponíveis Power Automate, Video, Yammer, Dynamics 365, Kayzala e White Board, Power Apps, Share Point, Stream e Teams. Você pode acessar todos os apps disponíveis, suas descrições, apresentações e funções básicas em https://www.office.com/apps.

A Microsoft mantém uma área de treinamento online com treinamento simplificado para acesso dos aplicativos por meio do navegador e treinamento específico de cada aplicativo disponibilizado. Acesse https://support.office.com/pt-br/training para saber mais.

IMPORTANTE

O serviço chega para somar às outras ferramentas já utilizadas na Universidade e que facilitam o teletrabalho para toda a comunidade. O Microsoft 365 não irá substituir o e-mail institucional e não é de utilização obrigatória: os usuários decidem em qual ferramenta se adapta melhor para realizar suas atividades remotas. As licenças disponíveis são apenas para utilizar na plataforma web, não poderá ser utilizada para instalação em computadores e notebooks pessoais.

Links das áreas de treinamento dos principais aplicativos do Office 365:

Introdução ao Microsoft 365 em 6 etapas.

Treinamento Word.

Treinamento Excel.