Página inicial > Últimas Notícias > CTIC ativa no backbone da UFPA o novo bloco de salas de aula do Campus Básico

CTIC ativa no backbone da UFPA o novo bloco de salas de aula do Campus Básico

• Publicado: Quarta, 21 de Dezembro de 2016, 16h15

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA, ativou o acesso à Internet do novo bloco de salas de aula do Campus Básico, através da conexão com o backbone de fibra óptica da Universidade (Rede Darwin). Agora o prédio que está para ser inaugurado, já conta com acesso à Internet tanto para rede administrativa quanto para os professores e alunos no próximo período letivo.

A Coordenadoria de Redes do CTIC projetou a conexão com o backbone da Rede Darwin e realizou a configuração, instalação e testes dos equipamentos.

Relatos: “O cabeamento estruturado está bem-feito, está tudo bem organizado, tudo bem identificado. É bom quando chegamos em um local em que a infraestrutura básica foi projetada dentro das normas de cabeamento estruturado, isso agiliza bastante o trabalho” informou Cleber Reis, bolsista da Coordenadoria de Redes.

O próximo passo será fixar os rádios de rede sem fio, onde as redes homologadas pelo CTIC UFPA 2.0, serão disponibilizadas para comunidade acadêmica.” destacou Paulo Fernando, Técnico de TI da Coordenadoria de Redes.

Todas as 64 salas de aula e os espaços de maior fluxo de pessoas serão atendidos com as conexões de rede, seja através de cabeamento estruturado ou acesso sem fio. Quanto aos rádios, já estão configurados só não foram instalados ainda por uma questão de segurança. Estamos aguardando a ativação de todas as câmeras de vigilância no prédio.” Informou Marcelo Moraes, Coordenador de Redes do CTIC.