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Serviço de anti-spam

  • Publicado: Terça, 17 de Janeiro de 2017, 08h20

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) atualizou o seu serviço de anti-spam destinado aos usuários do e-mail institucional da Universidade Federal do Pará (UFPA). A solução agora conta com uma capacidade para gerenciar um total de 10.000 (dez mil) contas de e-mail válidas.

E o que é um spam - Spams, em geral, são e-mails indesejados enviados para os usuários e possuem um conteúdo duvidoso com diversos objetivos, comumente, usados para promover propagandas ou usados para obter dados pessoais do receptor da mensagem. Usualmente, esses e-mails apresentam links que, quando acessados, redirecionam para páginas suspeitas, requisitando informações do internauta, prática conhecida como “phishing”. Essas informações são usadas para fraudes ou para gerar mais spam. Por exemplo, as senhas podem dar acesso a cartões de crédito e contas bancárias.

A implantação da solução anti-spam tem por finalidade mitigar os problemas gerados pelo recebimento de spams. A ferramenta atua como um “filtro” que seleciona as mensagens eletrônicas, com o propósito de combater esses envios maliciosos e garantir a segurança da navegação do usuário.

Relatos: “Alguns usuários reclamam de receber muito spam de propaganda e/ou de e-mail maliciosos. Muitos dos spams são utilizados para capturar dados dos usuários que têm suas contas de e-mail invadidas e, com o ataque ataque, o spammer (aquele que envia spam) passa a enviar spam com a conta de e-mail válida, como se fosse um e-mail autêntico. Em relação a esse último problema, surge um terceiro, que ocorre quando o spammer rouba as credencias de acesso de e-mail (login e senha) do usuário e passa a enviar spams em nome dele. Nesse caso, o serviço de e-mail da UFPA pode entrar nas famosas “listas negras”, gerando, por exemplo, o problema dos e-mails da instituição serem bloqueados para enviar mensagens para destinatários de outros serviços de e-mail”, explica Rômulo Albuquerque, analista de TI, Chefe da Divisão de Segurança Computacional do Data Center do CTIC.

“Atualmente possuímos mais de 10.000 (dez mil) contas de institucionais, entretanto nem todas as caixas de e-mail são utilizadas pelos usuários e o CTIC realiza um filtro para saber quais contas ainda estão ativas, isso garante uma vida mais longa da solução anti-spam implementada, possibilitando economia de recursos.” segundo o Analista de Tecnologia da Informação Rafael Martins, Chefe da Divisão de Serviços de Internet do Data Center do CTIC.

Os usuários que desejarem ingressar no serviço, deverão requisitar via sagitta a sua adesão, o processo é automático e assim que finalizado o e-mail já estará passando pelo filtro anti-spam, todo dia será gerado uma lista de e-mails bloqueados, a medida que o tempo passa o sistema torna-se mais inteligente e aprende a diferenciar um e-mail nocivo.” informa Carlos Nogueira, Coordenador do Data Center do CTIC.

Acesse aqui um manual de como aderir a solução via sagitta.

Para mais informações sobre a solução anti-spam, visite a wiki do CTIC

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