Página inicial > Últimas Notícias > Módulo de Especialização - SIGAA

Módulo de Especialização - SIGAA

• Publicado: Quinta, 16 de Fevereiro de 2017, 15h18

O Centro de Tecnologia da Informação da UFPA (CTIC) está realizando o treinamento de técnico-administrativos da UFPA para a implantação do Módulo Lato Sensu do SIGAA. O evento que começou na última segunda-feira, 13, e termina nessa quinta-feira, 16, tem como objetivo treinar e capacitar os coordenadores de especializações da UFPA para gerenciar seus cursos na plataforma online.

O Módulo possibilita controlar e gerenciar os cursos lato sensu existentes na Instituição. O gestor da especialização pode realizar diversas operações administrativas enquanto que o coordenador gerencia o andamento do curso. Além disso, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesp) é responsável pelo gerenciamento e ações aplicadas aos cursos, por meio da Diretoria de Capacitação. Nesse treinamento, estão sendo capacitados 38 coordenadores de cursos de Especialização, entre docentes e técnico- administrativos.

Segundo o coordenador de Sistemas de Informação do CTIC, Ernani Sales, o treinamento é de suma importância para o sucesso da implantação desse novo módulo do SIGAA. “A importância dessa capacitação reside em facilitar a absorção da tecnologia provida pelo SIGAA, em específico para uso do Módulo de Lato Sensu pelos coordenadores de curso de especialização da UFPA”, declara.

Participantes – Segundo a vice-coordenadora do Curso de Especialização Lato-Sensu em Sistema de Garantias dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Eunice de Morais, o Módulo Lato Senso do SIGAA trouxe vantagens para o gerenciamento das Especializações. “Nós temos uma turma, e vamos utilizar o sistema para cadastrar cada aluno, informatizando os dados de cada um. O sistema vem complementar os outros  que já tínhamos acesso como docentes da UFPA.”

Além disso, para o professor Daniel Pires, da Faculdade de Educação Física do Campus de Castanhal, a plataforma online traz praticidade para os coordenadores de Especializações de Campus do Interior. “Já tem um tempo que eu torcia pra que essa troca de sistema ocorresse, pois nós temos um acesso remoto. Em Castanhal era necessário o programa estar instalado em um computador, onde eu só podia acessar dele. Então, no SIGAA, a nossa adaptação vai ser mais rápida e melhor, já que eu posso acessar de qualquer lugar.”

SIGAA - O Sistema de Informações Gerenciais de Atividades Acadêmicas (SIGAA) institucionalizado na Universidade informatiza os procedimentos da área acadêmica por meio dos módulos de graduação, pós-graduação, ensino técnico, ensino médio e infantil, ente outros. Também disponibiliza portais específicos para reitoria, professores, alunos, tutores de ensino a distância, coordenações lato-sensu, stricto-sensu e de graduação e comissões de avaliação.

Próximas etapas - De acordo com Ernani Sales, após o treinamento será realizada a migração dos dados dos cursos lato sensu do SIE (sistema legado) para o SIGAA pela Coordenadoria de Sistemas de Informação do CTIC. Em seguida, o Módulo de Lato Sensu do SIGAA será disponibilizado pelo CTIC para a Propesp realizar as validações das informações migradas e configuração de informações prévias para uso do módulo pela comunidade acadêmica. Dessa forma, o Módulo Lato Sensu do SIGAA estará disponibilizado para todos os envolvidos com os cursos de Especialização da UFPA.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA.

Fotos: Alexandre Moraes