Página inicial > Últimas Notícias > TCC sobre o SAGITTA

TCC sobre o SAGITTA

• Publicado: Quarta, 22 de Março de 2017, 13h40

Estudante do Campus de Castanhal faz trabalho de conclusão sobre o SAGITTA

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Ana Naiane Ferreira, aluna do curso de Sistemas de Informação, terá como objeto de estudo o Sistema de Atendimento ao Usuário (SAGITTA). A plataforma foi desenvolvida na UFPA pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC). Seu trabalho ainda está em fase de pré-projeto.

Em linhas gerais, o objetivo do meu TCC é fazer um estudo de como está sendo feito o Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação na Divisão de TI do Campus de Castanhal da UFPA”, conta Ana. Ela busca avaliar o SAGITTA e propor a implementação de técnicas de gerenciamento de TI através da plataforma para o Campus.

O SAGITTA foi implementado recentemente no Campus de Castanhal. Ana é bolsista no setor de Tecnologia da Informação, a Divisão de TI, e a escolha do tema veio da iniciativa de documentar, avaliar e sugerir melhorias a partir do estudo da plataforma. “Ao meu ver, essa temática pode ser importante pelo fato de ainda não existir um estudo específico sobre técnica de gestão de TI no Campus de Castanhal”, diz ela. Com base nas entrevistas, estudos e observações diárias, a aluna afirma ter grandes expectativas sobre o trabalho e acredita que a pesquisa feita por ela será de grande utilidade para futuros projetos realizados sobre o CTIC.

Sobre o SAGITTA

Gustavo Lobato, Analista de Tecnologia da Informação, conta que o SAGITTA existe desde 2006 na UFPA. A princípio, o atendimento era bem simples: havia somente um espaço para o usuário informar a respeito de problemas e necessidades. O sistema servia para alocar os chamados aos respectivos setores.

Em dezembro de 2015 uma nova versão do SAGITTA foi implantada. A atualização veio da necessidade de criar um catálogo de serviços do CTIC. É uma forma de evitar que os usuários solicitem o mesmo serviço por várias vias diferentes (como telefone e e-mail) e, dentro do site, o atendimento pode ser organizado em filas de prioridade, além de dar informações ao usuário sobre a complexidade e o tempo de resolução do problema.

O programa tem funcionado bem, segundo Gustavo. A nova versão está disponível para uso de qualquer unidade da UFPA. O órgão que mais recebe chamadas do SAGITTA é o CIAC (Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos). A atualização também integrou o SAGITTA ao Sistema Integrado de Gestão (SIG-UFPA), então quando ocorre uma chamada já são disponibilizadas as informações sobre o solicitante.

Gustavo afirma que a escolha do tema de Ana foi muito importante. “A gente está usando há mais de um ano a nova versão e ainda não fizemos uma avaliação formal do que se precisa melhorar”, afirma o analista. “A gente recebe feedback dos usuários, mas talvez a pesquisa propicie informações ainda melhores, tanto do uso dos usuários quanto da equipe”, completa ele.

O SAGITTA também disponibiliza informações para o site do CTIC. “Disponibilizamos no site do CTIC os atendimentos feitos pelas equipes, grau de satisfação dos usuários no atendimento, tempo de atendimento, atrasos, etc”, relata Marco Aurélio Capela, Diretor do CTIC.

Abaixo um exemplo de informação que o sistema proporciona, número total de chamados e a avaliação dos usuários até o fechamento da matéria:

Unidade Nota (média) Chamadas
CAMPUS UNIVERSITARIO DE ALTAMIRA 9.69 217