Página inicial > Últimas Notícias > CTIC orienta sobre serviços de tecnologia da informação na UFPA

CTIC orienta sobre serviços de tecnologia da informação na UFPA

• Publicado: Segunda, 03 de Abril de 2017, 13h23

Você já perdeu sua senha do e-mail? Teve problemas em atualizar a página web hospedada nos servidores da Universidade Federal do Pará (UFPA)? Não sabe como acessar os periódicos da CAPES? Ou precisa de ajuda no uso dos computadores da Universidade? A Coordenadoria de Atendimento ao Usuário e a Divisão de Suporte Computacional do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) podem ajudá-lo!

Diariamente, das 8h às 18h, uma equipe multiprofissional do CTIC está à disposição de integrantes da comunidade acadêmica para ajudá-los com suas dúvidas cotidianas. A Coordenadoria de Atendimento oferece instruções sobre vários serviços, como abertura e utilização da conta de e-mail institucional e da rede sem fio, perda de login ou senha, solicitação de hospedagem de sites institucionais, agendamento de videoconferências e acesso à Federação CAFe (Comunidade Acadêmica Federada).

Chefe da Divisão de Suporte Computacional, Pedro Lira destaca que muitas chamadas também são realizadas ao CTIC para prestação de suporte à comunidade acadêmica no uso dos computadores da instituição. Essa Divisão conta com profissionais preparados para atender professores e técnicos da UFPA na manutenção dos sistemas e equipamentos da UFPA em bom funcionamento. DivisaoSuporte

Pedro ressalta que nenhum setor do CTIC trabalha isoladamente. Por isso, em conjunto com a Coordenadoria de Atendimento, eles recebem e registram todos os problemas reportados pelos usuários e trabalham para dar soluções rápidas. A integração em grupo garante que toda a comunidade seja atendida da melhor maneira possível.

O atendimento presencial aos usuários visa maior proximidade com a comunidade acadêmica. Porém, a maior parte dos problemas pode ser resolvida à distância, graças ao Sistema de Atendimento ao Usuário da UFPA (SAGITTA), uma plataforma online em que os usuários podem solicitar atendimento em diversos serviços ofertados pelo CTIC. Mais de 800 atendimentos já foram realizados esse ano na Coordenadoria de Atendimento ao usuário. A maioria dos atendimentos (85,9%) é classificada em excelente  e o tempo de resposta costuma ser de 1 a 5 dias, segundo as estatísticas de atendimento do CTIC.

Paulo Marron de Souza, coordenador do setor de atendimento ao usuário, afirma que muitas pessoas ainda possuem dúvidas quanto ao funcionamento e a utilização da plataforma. “Por isso, a Coordenadoria de Atendimento oferece orientação mais especializada aos usuários”, revela.

Mas atenção: a responsabilidade de informar os alunos sobre os serviços oferecidos à comunidade acadêmica é de cada uma das unidades da Instituição. “Às vezes o discente, docentes ou técnicos administrativos só ficam sabendo dos serviços por terceiros. Para qualquer tipo de orientação mais técnica eles podem se dirigir a nossa Coordenadoria”, convida.

Serviço:

A Coordenadoria de Atendimento ao Usuário funciona no prédio do CTIC, de segunda a sexta, das 8 às 18 horas, inclusive no horário de almoço.

O Sagitta pode ser acessado com usuário e senha do SIGAA: https://sagitta.ufpa.br/

Texto: Mariana Vieira – Assessoria de Comunicação do CTIC.

Foto: Alexandre Moraes.