Página inicial > Últimas Notícias > Conheça o trabalho da Coordenadoria de Data Center da UFPA

Conheça o trabalho da Coordenadoria de Data Center da UFPA

• Publicado: Terça, 18 de Abril de 2017, 10h24

O Data Center é uma das subunidades do CTIC (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação). Ele conta com duas divisões: a de segurança computacional e a de serviços de internet. O trabalho diário da Coordenadoria consiste em administrar e manter os serviços de internet da UFPA, gerenciar a segurança das informações que trafegam na rede da Universidade, além de hospedar máquinas servidoras e hardwares de infraestrutura física dos sistemas institucionais. Hoje em dia, proteger as informações e dados deve ser uma prioridade para pessoas e instituições, a unidade trabalha diariamente para que o sistema corporativo da UFPA não seja afetado por ameaças cibernéticas - trabalho importante, já que a universidade possui, atualmente, cerca de 65 mil contas de e-mail, mil sites e um Sistema de Informação integrado, o SIG-UFPA.

A Coordenadoria lida com o monitoramento dos serviços e sistemas, backup das informações institucionais, firewall institucional e controles físicos e lógicos de segurança. “A segurança da informação é fundamental, por isso o Data Center tem a responsabilidade de garantir e difundir as boas práticas desta área para a comunidade acadêmica”, diz Carlos Nogueira, coordenador do Data Center.

A UFPA é um órgão do governo, que assim como outros, é bastante suscetível a ataques por possíveis ameaças. Sempre alvo de invasões ou exposições de vulnerabilidades. Os usuários dos serviços são os mais vulneráveis.

Neste contexto a UFPA convive com inúmeros e diversos tipos de situações de ataque. Carlos explica que, por exemplo, o phishing - técnica utilizada para roubar senhas e informações pessoais - acontece frequentemente no e-mail institucional . “É importante lembrar que o CTIC não envia esse tipo de mensagem solicitando dados dos usuários”, diz ele. Esse é um dos problemas resolvidos rotineiramente no CTIC, que realiza o bloqueio das contas alvo de phishing.

O setor também realiza campanhas em órgãos e institutos da UFPA a fim de explicar sobre segurança na web. “A gente tenta esclarecer as dúvidas e sensibilizar as pessoas quanto aos cuidados que devem ser tomados no uso dos computadores e da internet da Universidade”, reforça Carlos. Os incidentes de segurança são identificados e resolvidos da forma adequada pelo Data Center, “mas é importante que o usuário tenha consciência e tente, prevenir esse tipo de fragilidade”, acrescenta.

dataCenter atividade2Projetos - o Data Center cuida da gestão de identidade: graças ao banco de dados de registros, os usuários do sistema podem ter acesso facilitado ao e-mail institucional, à rede sem fio, periódicos da CAPES, e acesso a rede eduroam em instituições externas.

Entre as ações prioritárias do grupo está a implantação da arquitetura de servidores para os novos módulos do SIG, sistema de gestão de informações adotado por universidades brasileiras.

Em breve, a Coordenadoria fará atualização do serviço de e-mail para melhorar a infraestrutura da plataforma e abrir espaço para novos usuários. Um projeto para a nova infraestrutura de armazenamento de servidores e serviços também está em planejamento para os próximos meses, de acordo com novas demandas de utilização e espaço.

Colaboração da comunidade é essencial - O setor possui um número pequeno de colaboradores. Atualmente seis profissionais e oito bolsistas atuam na linha de frente da Coordenadoria. “O ideal seria uma equipe maior”, lamenta Carlos.

Apesar disso, a Coordenadoria está sempre atenta às observações feitas pelos usuários da UFPA para melhorar o serviço. “O nosso trabalho precisa de acompanhamento nosso e do público”, diz o coordenador.

dataCenter atividades3Melhorias - Em novembro de 2016, o CTIC inaugurou a nova sala de backup para os sistemas institucionais, com o objetivo principal de fornecer uma redundância dos serviços mais críticos da instituição, como e-mail e SIG-UFPA. No dia 14 de março de 2017 terminaram os serviços de instalação de mais um circuito elétrico para o Data Center, o novo circuito está ligado a um segundo nobreak, que irá garantir uma redundância no sistema caso uma pane ocorra no nobreak principal. O Diretor do CTIC relata que a participação da prefeitura do Campus nessa fase foi fundamental. “Foi graças aos recursos financeiros disponibilizados pela prefeitura que conseguimos realizar o serviço de ampliação elétrica do Data Center, todo o trabalho começou ainda na gestão do prefeito Prof. Adriano Sales e terminou na gestão do Prof. Eliomar Azevedo”.

Poder de processamento: O Data Center da UFPA conta 41 servidores físicos, que hospedam 138 máquinas virtuais que estão em produção, ao todo são 232 núcleos de processadores e 798 GB de memória, distribuídos entre os servidores.

Armazenamento: Atualmente o Data Center da UFPA utiliza para o armazenamento de seus dados em produção um storage com capacidade de 74,5 TB, que está em redundância com outro equipamento na sala de backup.

Texto: Mariana Vieira – Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPA (CTIC).

Foto: Alexandre Moraes