Página inicial > Últimas Notícias > UFPA amplia a proteção para uso de internet nos Campi e redes sem fio

UFPA amplia a proteção para uso de internet nos Campi e redes sem fio

• Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2017, 11h40

Você consegue imaginar a quantidade de informações geradas e compartilhadas via internet pelos mais de 50 mil integrantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) diariamente? A rede da instituição é utilizada nas mais diversas atividades, e para assegurar que a internet universitária funcione priorizando o ensino, a pesquisa e a extensão, o CTIC (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação) começará a instalar em breve um novo firewall específico para os campi do interior e redes sem fio.

O firewall é um dispositivo que protege uma rede de acessos externos não autorizados, além de facilitar o fluxo de dados em pontos prioritários, como laboratórios e secretarias. O firewall da UFPA já existe e é mantido pela Coordenadoria de Data Center, que supervisiona os acessos e protege toda a rede. A nova solução, chamada “firewall de enlace” será uma ferramenta utilizada para melhorar a eficiência da conexão, especificamente nos campi do interior, rede Metrobel e nas redes sem fio gerenciadas pelo CTIC.

O objetivo é melhorar o fluxo de informações e facilitar o acesso à internet nas instituições fora da capital, que atualmente enfrentam limitações na infraestrutura física. O firewall irá beneficiar o ensino, a pesquisa e extensão, gestão na utilização da rede e minimizar a velocidade de conexão para fins não acadêmicos ou ilegais. Isso garante que a rede utilizada pela UFPA não fique sobrecarregada nos campi do interior, por exemplo.

“Muitas vezes o usuário não utiliza essa conexão de maneira correta, ou seja, para fins acadêmicos, e começa a baixar filmes, jogos, assistir vídeos e fazer downloads que não têm ligação com o estudo e o uso do recurso acaba sendo desvirtuado. Isso prejudica quem está estudando, trabalhando ou realizando pesquisas”, aponta Marcelo Moraes, coordenador de redes do CTIC/UFPA.

O equipamento permitirá ampliar o processo de auditoria de acessos, registro de conexões, fazendo com que a UFPA passe a adotar firmemente as obrigações determinadas na Lei Nº 12.965, de 23 de abril de 2014, o “Marco civil da internet”. O equipamento que garante o aperfeiçoamento do serviço já foi adquirido e o CTIC já começou o processo de instalação.

Serviços:

Consulta de status dos links de dados do interior: https://www.ctic.ufpa.br/publicacoes/paginas/statusLinks.html

Tráfego de dados nos links dos Campi: https://www.ctic.ufpa.br/index.php/campus-do-interior

Texto: Mariana Vieira - Assessoria de Comunicação do CTIC (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação).

Foto: Google