Página inicial > Últimas Notícias > CTIC habilita integração do SIPAC com o protocolo integrado do Governo Federal

CTIC habilita integração do SIPAC com o protocolo integrado do Governo Federal

• Publicado: Quarta, 07 de Março de 2018, 08h46

Agora será mais fácil consultar e acompanhar os processos protocolados na Universidade Federal do Pará (UFPA). A Universidade passou a fazer parte, nesta segunda-feira, 5 de março, do Protocolo Integrado Nacional, sistema do Governo Federal que visa unificar em um único site as consultas dos processos de todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal.

O analista de TI do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), Lincoln John, diz que o Protocolo Integrado Nacional tem como principal objetivo manter o cidadão informado sobre a movimentação do seu processo ou documento e facilitar seu acesso à essas informações. “O sistema vai facilitar para o cidadão, pois vai minimizar os deslocamentos para o acompanhamento de processos, possibilitando uma visão integrada do trâmite dos documentos com maior transparência e facilidade de acesso, que poderá ser feito pelo computador ou pelo celular.”

Lincoln fala que a iniciativa permite que o Governo Federal promova a melhoria da prestação de informações e serviços à sociedade. “O novo sistema também é importante principalmente neste momento onde a Lei de Acesso à Informação tem grande visibilidade e a celeridade na identificação e no resgate de dados é crucial para sua efetividade”, ressalta.

Como funciona - A diretora do Arquivo Central da UFPA, Maria Suely Palheta, explica que para encontrar um documento ou processo, os usuários devem entrar no site do Protocolo Integrado e realizar a busca. É possível realizar a busca por quaisquer informações presentes em um documento ou processo, como o número do protocolo ou data de início do processo. Após a busca, basta clicar no documento para ver mais detalhes. Ainda de acordo com ela, por segurança, algumas informações pessoais, como CPF, terão seus caracteres omitidos.

Maria Suely diz que o novo sistema é um avanço no desenvolvimento da política e da gestão arquivística de documentos, visando agilizar o acesso às informações produzidas. “A consolidação, em uma base de dados única, de informações de processos e documentos em tramitação em órgãos e entidades da Administração Pública Federal serve para fornecer um canal de consultas de tramitação de processos e documentos para o cidadão”, friza.

A diretora do Arquivo Central também fala sobre outra facilidade que o Protocolo Integrado oferece. “O sistema ainda permite criar a sua conta no sistema do Protocolo Integrado e selecionar os processos e documentos do seu interesse para acompanhamento por e-mail”, destaca.

Implantação - Antigamente, o  Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) era responsável por gerenciar os processos e documentos da Universidade. O diretor do CTIC, Marco Aurélio Capela, conta sobre o processo da implantação do novo sistema. “Para atender a demanda do protocolo integrado, a equipe da Coordenadoria de Sistemas de Informação do CTIC, responsável por implantar os módulos do SIG-UFPA, atualizou todo o sistema utilizando a última versão estável do código fonte disponibilizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte”.

Marco explica que o Arquivo Central da UFPA foi consultado para informar a data de início da integração do sistema e a partir de que ano os processos existentes seriam sincronizados com o banco de dados do Protocolo Integrado. ”Foi definido que todos os processos desde o ano de 2017 seriam migrados para o sistema do Governo Federal. A sincronização é feita de forma automática, e a atualização da base de dados é constante”, detalha.

Serviço:
Para consultar o andamento de processos, o usuário deve acessar o sistema por meio do link e fazer a busca por processos da UFPA.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Assessoria de Comunicação do CTIC