Página inicial > Últimas Notícias > CTIC participa do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação junto com a RNP

CTIC participa do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação junto com a RNP

• Publicado: Terça, 10 de Julho de 2018, 13h43

Com o objetivo de apresentar ferramentas digitais importantes para a pesquisa científica, foi realizado, na última sexta-feira, dia 6 de julho, o Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação. O evento contou com a presença de coordenadores dos Programas de Pós-Graduação dos campi de Belém e do interior, do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, de representantes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rômulo Angélica,  e do diretor do CTIC, Marco Aurélio Capela.

Durante o fórum, o reitor da Universidade, Emmanuel Tourinho, destacou a importância dessas ferramentas para o desenvolvimento das pesquisas de pós-graduação. “A pós-graduação pública está crescendo em qualidade e quantidade, tendo cada vez mais demanda. Um item importante para a pesquisa é o portal de periódicos que dá acesso à produção científica do mundo inteiro, isso demanda uma internet de qualidade, que já temos em Belém e em alguns campi do interior, mas continuamos em busca de crescer e aperfeiçoar a rede”, afirma.

forum coord pos 1O pró-reitor Rômulo ressalta, ainda, a importância de um encontro como esse, que apresenta ferramentas adicionais que facilitam a vida dos pesquisadores. “Imagine a nossa região, onde é tão difícil e caro de fazer uma banca de defesa de tese com professores de fora, a possibilidade de fazer tudo por videoconferência. Não tem como pensar educação superior sem pensar em conexão de internet e também nessas ferramentas. Por isso é necessária a divulgação desse conteúdo para toda a comunidade acadêmica”, explica.

RNP - A Rede Nacional de Pesquisas é uma organização social, integrada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, parceira da UFPA e de outras universidades federais. A entidade tem como objetivo promover o desenvolvimento tecnológico, ajudando na expansão da rede de internet nas universidades, e ainda apoiar a pesquisa de tecnologias de informação e comunicação, criando serviços e projetos que ajudem na qualificação de profissionais.

forum coord pos 2Gorgonio Barreto, diretor adjunto de Relações Institucionais da RNP, explica que a entidade busca aprimorar, cada vez mais, a sua atuação nas universidades. “Nós estamos preocupados em ajudar os gestores de tecnologia a chegar com internet de qualidade na mesa do pesquisador. A nossa prioridade também é ampliar a capacidade da nossa rede, além de consolidar a interiorização e a integração global dessa rede”. Além da internet, a RNP disponibiliza serviços para realização de videoconferências, transmissão de vídeos ao vivo, hospedagem de arquivos em nuvens, entre outros.

Expansão da rede de internet - Em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação (CTIC), a RNP trabalha na expansão do acesso à internet para facilitar o acesso a todas as ferramentas disponibilizadas. O diretor do CTIC, Marco Aurélio Capela, ressalta que todos as unidades de Belém e dos campi do interior já contam com internet de alta velocidade. “Nós já realizamos o trabalho de expansão da nossa rede, já chegamos a todas as unidades da UFPA na região metropolitana e no interior. Nosso objetivo agora é trabalhar na manutenção dessa rede”.

Serviço:

Conheça aqui todas as ferramentas educacionais disponibilizadas pela RNP.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA

fotos: Alexandre de Moraes