Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > SIG-UFPA recebe novos módulos acadêmicos: EAD e residência médica
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

SIG-UFPA recebe novos módulos acadêmicos: EAD e residência médica

  • Publicado: Quarta, 26 de Setembro de 2018, 10h03

A partir de agora, os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EAD e de Residência Médica e Multiprofissional terão acesso ao SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas). Os novos módulos implantados, irão aumentar a quantidade de informações integradas na base de dados da Universidade. Esta ação está vinculada ao objetivo estratégico estabelecido no PDI da UFPA - “Assegurar a disponibilidade de sistemas essenciais de Tecnologia da Informação”  e medida através do indicador “% de Implantação do Sistema Integrado de Gestão SIG-UFPA”.

Antigamente, as informações dos cursos de EAD e Residência Multiprofissional eram armazenadas no SIE (Sistema de Informação para Ensino). Entretanto, esse sistema era legado, obsoleto, de difícil manutenção, precisava ser instalado no computador de cada usuário e só funcionava se utilizado com configurações de rede específicas. Essa configuração limitava o uso de alunos e professores. Por isso, os dados do SIE agora estão na plataforma atual, o SIG-UFPA, que permite acessos de qualquer aparelho conectado à internet, além de ter capacidade de armazenamento maior e uma base de dados mais completa.

Os gestores dos módulos, NITAE² e COREMU, já receberam o treinamento para manutenção do sistema e o SIGAA estará aberto para o cadastro de novas turmas.

Ernani Sales, Coordenador de Sistemas da UFPA, ressalta a importância de reunir todas as atividades da Universidade no SIG-UFPA: “A partir dessa base integrada será possível mensurar todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizados na Universidade. Anteriormente, não era possível gerar um relatório com todas essas informações, porque os dados eram armazenados em sistemas separados”. Esse mapeamento de ensino, segundo Ernani, é fundamental para que a Universidade se organize e invista em recursos de forma mais eficiente.

Atualmente o SIGAA já vem sendo utilizado como uma ferramenta de apoio às atividades de ensino do nível técnico (Escolas de Música e de Teatro/Dança da UFPA), de graduação presencial (dos campi da capital e do interior), de pós graduação stricto sensu (mestrado, doutorado e pós doutorado), o de lato sensu (cursos de especialização), das atividades de pesquisa da Universidade. Além desses, o outro módulo implantado foi o de avaliação dos cursos de graduação, o Avalia.

Tais iniciativas de implantação são deliberadas pelo Comitê Gestor do SIGAA, responsável por analisar e determinar as tarefas de implantação de novos módulos e funcionalidades no sistema. Em junho de 2017 o comitê definiu uma janela de prioridades de implantação, começando com a Residência Médica e Multiprofissional, depois EAD, escola de aplicação e por fim módulo de extensão. Todos esses módulos demandam alteração desenvolvimento e adaptação de funcionalidades, o que leva tempo até a conclusão.

O diretor do CTIC, Marco Aurélio Capela, afirma que os dois últimos módulos possuem um grau estratégico na implantação, “O módulo de extensão quando estiver totalmente implantado, permitirá atender uma de demanda da PROPLAN, o PIT dos docentes. Já no módulo da escola de aplicação, o sistema atualmente utilizado que é pago deixará de ser utilizado, reduzindo custos para a universidade”.

 

Foto: Google

Texto: CTIC

registrado em:
Fim do conteúdo da página