Página inicial > Últimas Notícias > CTIC instala novas unidades de internet em laboratórios da UFPA

CTIC instala novas unidades de internet em laboratórios da UFPA

• Publicado: Segunda, 05 de Novembro de 2018, 19h08

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) vai ativar novas unidades de redes em centros ligados à UFPA. O objetivo da ação é levar internet de qualidade para o Laboratório de Dermato-Imunologia, em Marituba, o Centro de Memória da Amazônia, o Laboratório de Saúde, em funcionamento no Posto de Saúde do Guamá, e para novo prédio localizado no antigo Convento dos Mercedários. As novas unidades fazem parte da rede Metrobel, e, a partir de agora, serão 23 sites da UFPA participantes na rede.

O projeto tem o plano estratégico de atender a todas as unidades da UFPA com internet de alta qualidade para dar acesso aos sistemas institucionais. O objetivo do CTIC é expandir a rede para o máximo de locais possíveis, nos quais as quatro unidades estão inseridas. Esta ação está diretamente vinculada ao objetivo estratégico estabelecido no PDI da UFPA - “Assegurar a disponibilidade de sistemas essenciais de Tecnologia da Informação”.

Marcelo Moraes, analista de TI e coordenador de redes do CTIC, explica a antiga situação de cada centro. "o Laboratório de Dermato-Imunologia e o Centro de Memória da Amazônia já solicitavam melhorias há certo tempo, pois eram atendidos precariamente. A UFPA tem uma grande rede de acesso à internet, porém, por esses locais serem afastados, eram atendidos por Velox ou internet a rádio. O Posto de Saúde não tinha acesso à internet. Quando necessária, era preciso pedir à administração para utilizar o único computador do posto, que ficava no ambulatório. Já o Mercedários é um prédio novo que foi cedido à UFPA, mas não tinha internet. Agora, ele está sendo reformado e já será inaugurado com acesso à rede”, ressalta o coordenador.

Tendo em vista a necessidade da conexão à rede para estudos e trabalho, o CTIC visa atender a essas unidades e oferecer o que os outros usuários da UFPA, alunos e servidores, possuem: internet estável e de grande capacidade. Ao todo, a rede institucional da UFPA já ultrapassa a marca de 135 unidades, somando cidade universitária, campi do interior e rede Metrobel. Todas interligadas ao CTIC e com uma média de consumo de tráfego de dados acima de 1 Gbps.

Para verificar a média de tráfego de dados da UFPA, acesse o site do CTIC

Deseja visualizar o layout da rede da UFPA? Clique aqui

Texto: Divulgação