Página inicial > Últimas Notícias > O CGD oficializa novas Instruções Normativas de serviços de TIC na UFPA

O CGD oficializa novas Instruções Normativas de serviços de TIC na UFPA

• Publicado: Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 12h04

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou novas Instruções Normativas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), por meio do Comitê de Governança Digital da UFPA, em reunião extraordinária ocorrida no último dia 10 de novembro. As instruções normativas dizem respeito ao acesso e utilização de recursos de TIC na UFPA, correio eletrônico (E-mail) e a hospedagem de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação.

As instruções normativas são importantes, porque direcionam a utilização de TIC na Universidade e coloca de forma oficial as ações que já ocorrem na prática. Sua implantação tem como objetivo garantir a normatização dos serviços de tecnologia da informação e comunicação da UFPA para atendimento das necessidades da comunidade universitária e a sociedade.

A Instrução Normativa de utilização e acesso aos recursos de TIC, por exemplo, visa garantir os direitos e deveres dos usuários que utilizam os recursos computacionais, telecomunicações e sistemas da UFPA. Enquanto que a instrução normativa de correio eletrônico, regulamenta a utilização do e-mail institucional por todos os usuários da universidade.

Por fim, a instrução normativa de hospedagem de soluções de TIC no data center institucional da UFPA, determina a forma de como o CTIC disponibilizará e gerenciar os recursos computacionais para toda a comunidade universitária que pretende ter um site ou aplicação rodando no domínio ufpa.br.

O principal objetivo, é o alcance da maturidade na governança de TIC da Universidade. Além disso, as instruções normativas facilitam as rotinas da comunidade acadêmica, deixando claro os direitos e deveres de cada usuário ou unidade.

Acesse abaixo as instruções normativas.

Texto: Assessoria de Comunicação do CTIC

Foto: Google