Softwares alternativos para gravação de aulas ou reuniões
Com o término da função de gravação de salas do Meet, os usuários poderão utilizar umas das ferramentas listadas abaixo como alternativa para gravação de aulas, reuniões e também participações em videoconferências, as soluções funcionam em diversos sistemas operacionas de computadores ou notebooks, de fácil instalação e distribuida de forma gratuita na Internet.
1. OBS Studio: é um programa de gravação e streaming gratuito, com suporte para sistemas operacionais Windows, MacOS e Ubuntu 14 ou posterior. Permite a gravação de tela do seu computador ou uma janela específica, você pode configurar cenas, transição de slides e muito mais.
Link para download: https://obsproject.com/pt-br/download
Vídeo tutorial: https://youtu.be/cAs8dWbSD-0
2. Loom: é uma ferramenta de gravação de vídeos online, ou seja, salva direto na nuvem da própria plataforma. Oferece uma interface fácil e amigável, que pode ser usada facilmente com qualquer outra ferramenta em sua tela, inclusive o Meet.
Link para download: https://www.loom.com/
Vídeo tutorial: https://youtu.be/d4Ga4X_S1DQ
Tutorial: https://drive.google.com/file/d/1-2fh1zoNEml0gmkF5SGIrvrx-T_KbNkf/view?usp=sharing
3. Microsoft Teams: é uma excelente opção, desde que o usuário tenha tempo para aprender a operacionalizar, pode ser acessada com a conta institucional através da Microsoft 365 para educação, saiba mais em https://microsoft365.ufpa.br.
4. Webconf - RNP: também está disponível para comunidade da UFPA através da conta institucional, autenticando via CAFe, essa ferramenta possui um limite de licenças para gravação e espaço de armazenamento. Saiba mais em: https://ctic.ufpa.br/index.php/em-destaque/246-rnp-informa-sobre-nova-infraestrutura-do-servico-conferencia-web.
CamStudio (Windows): é talvez um dos programas mais simples, e uma das ferramentas mais conhecidas disponíveis para Windows. É possível gravar facilmente a tela de seu computador e sobrepô-la com o vídeo de sua webcam, criando projetos ideais para vídeos com comentários. É capaz de salvar vídeos apenas nos formatos .avi ou .swf. Link para download: https://camstudio.org/
5. Xbox Game Bar: O Windows 10 foi a primeira versão do sistema operacional da Microsoft a contar com uma solução nativa para gravação de tela. Entretanto, só funciona na janela ativa. Segue passo a passo:
- Aperte a combinação de teclas Windows + G;
- No quadro "Capturar", ative o microfone e clique no botão que inicia a gravação
- Você também poderá até iniciar uma transmissão;
- Para encerrar, clique no botão Parar.
6. No MacOS: A versão mais recente do macOS introduziu uma central de comandos completa para permitir a captura fácil da tela do sistema, seja na forma de imagens ou de um vídeo. Os passos são bem simples:
- Aperte a combinação de teclas Shift + Command + 5 (em um teclado não-Apple, Shift + Tecla Windows + 5);
- Para gravar toda a tela, clique no botão Gravar Tela Inteira (circundado em vermelho na imagem acima) e depois, clique em qualquer área da tela;
- Para gravar apenas uma área selecionada, clique no botão Gravar Área Selecionada (circundado em azul), ajuste a região da tela que deseja capturar e clique em Gravar;
- Para interromper a gravação, clique no botão Parar.
Observação: A fim de garantir o pleno funcionamento das ferramentas durante as reuniões ou aulas, ressaltamos a necessidade de testes com antecedência. Neste sentido, solicitamos que realize os testes necessários antecipadamente.
Acesse aqui, um comparativo entre plataformas de videoconferência.
Texto: CTIC
Foto: Google
Redes Sociais