CONSUN aprova o novo PDTIC da universidade para o período de 2021-2023
A UFPA deu um novo passo para qualificar seus processos de governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em reunião ordinária do Conselho Universitário (CONSUN), foi aprovado por unanimidade no último dia 16 de dezembro, o novo Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) da Universidade.
O documento está alinhado à Estratégia de Governo Digital, decreto Nº 10.332, de 28 de abril de 2020, e direciona todas as ações estratégicas da área de tecnologia da informação e comunicação da universidade até o ano de 2023.
O novo plano diretor está em consonância com 7 (sete) objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPA, possui 15 (quinze) necessidades de serviços de TIC e 160 (cento e sessenta) ações para serem executadas na gestão de TIC da UFPA. O plano também possui uma gestão de riscos das ações a serem desenvolvidas, ao todo foram identificados os seguintes níveis de risco:
- Quatro riscos extremos
- Quarenta e sete riscos altos
- Noventa e oito riscos médios
- Onze riscos baixos
O PDTIC foi oficialmente implantado através da resolução Nº 837, de 16 de dezembro de 2021, e está disponível para consulta e download para toda a sociedade.
Haverá um processo de revisão, que ocorrerá no final do próximo ano, com objetivo de analisar a necessidade de adequação das ações estabelecidas e mensurar o grau de execução do plano.
Também será disponibilizado para toda a comunidade universitária, em 2022, um site contendo um painel de monitoramento do plano. Será possível consultar o status de execução de cada ação, detalhar qual subunidade está com suas ações mais adiantadas, filtrar por níveis de risco e muito mais, através do painel a transparência ativa no processo de acompanhamento do PDTIC será efetivada.
Acesse aqui o novo plano diretor de TIC da UFPA.
Acesse aqui o plano de gestão de riscos das ações do PDTIC.
Texto/Arte: Assessoria de Comunicação do CTIC
Redes Sociais