Página inicial > Últimas Notícias > CONSUN aprova a Política de Segurança da Informação e Comunicação da UFPA

CONSUN aprova a Política de Segurança da Informação e Comunicação da UFPA

• Publicado: Terça, 21 de Dezembro de 2021, 15h26

A UFPA atualizou sua Política de Segurança da Informação e Comunicação, lançada inicialmente em 2014. Em reunião ordinária do Conselho Universitário (CONSUN), a nova POSIC, foi aprovada por unanimidade no último dia 16 de dezembro.

A nova política agora engloba os conceitos mais atuais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) utilizados na UFPA, como por exemplo, computação em nuvem e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). A POSIC, também traz uma lista de atos normativos necessários para aumentar a maturidade dos processos de governança e segurança de TIC na UFPA.

A partir da POSIC, todos os membros da comunidade universitária estarão sobre a influência de suas determinações, direitos e deveres, inclusive de seus atos normativos de TIC da UFPA. O que isso significa na prática? Simples, quanto você estiver utilizando o correio eletrônico, sistemas SIG-UFPA, sistemas da biblioteca, rede sem fio, ou demais serviços de TIC dentro da rede da UFPA, você estará coberto pelo regimento da POSIC e demais atos normativos. Portanto é muito importante, todos conhecerem as regras de utilização dos serviços de TIC, para ajudar a garantir a segurança dos dados institucionais, evitando vazamento de informação, ataques cibernéticos, invasão de sistemas e pirataria de softwares, vídeos, filmes, etc, por exemplo.

A nova POSIC foi oficialmente implantada através da resolução Nº 836, de 16 de dezembro de 2021, e está disponível para consulta e download para toda a sociedade.

Acesse aqui a nova política.

Texto/Arte: Assessoria de Comunicação do CTIC