CTIC disponibiliza informações sobre os atendimentos prestados aos usuários
O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA recebe, todos os dias, demandas relacionadas a diversos problemas técnicos dentro da cidade universitária, 11 campi do interior e 26 unidades na rede METROBEL, para conhecer sobre a estrutura da rede institucional veja o layout da rede. O CTIC auxilia no acesso a internet, rede sem fio, segurança da informação, serviços de e-mail, sites, VoIP, VPN, SIG-UFPA, etc. Para informar o usuário, o CTIC disponibiliza vários dados e estatísticas a respeito de eficiência, chamados, coordenadorias e atendimento diretamente em seu site.
Para ser atendido, o usuário precisa acessar o Sistema de Atendimento (SAGITTA) e relatar seu problema técnico. Esse chamado segue para uma triagem, recebe uma quantidade de dias para ser solucionado e passa por um processo de atendimento, dividido em abertura, alocação, atendimento e encerramento. Os chamados podem ser abertos presencialmente, ou via online, para mais informações acesse o contato da Coordenadoria de Atendimento.
Chamados – Atualizado três vezes ao dia, o site traz gráficos que informam a quantidade de demandas abertas, alocadas, em atendimento, atendidas, fechadas e canceladas. Além do gráfico geral de chamados, também possui gráficos de cada categoria, como: Segurança e Serviço de Internet, Sistema de Informação e Coordenadoria de Redes.
Além disso, o CTIC apresenta dados sobre o número de chamados de cada coordenadoria; o número de chamados das 10 maiores unidades solicitantes; e os serviços mais requisitados no geral e por coordenadoria.
O site mostra, também, gráficos sobre as avaliações dos atendimentos que o Centro realiza. São eles o grau de avaliação dos atendimentos, feito pelo próprio usuário; o período necessário para que os chamados sejam abertos e finalizados, no geral e por coordenadoria; e os dias em atraso para o encerramento de chamados.
SAGITTA anos anteriores – É possível verificar os dados dos anos 2021, 2020, 2019, 2018, 2017 e 2016. Em média são 5000 chamados por ano, sendo que alguns emergenciais acabam não sendo contabilizados. Contabiliza apenas chamados interativos com o usuário, onde um técnico é alocado, e não contabiliza chamados automáticos, como criação de conta institucional ou adesão ao G-Suite.
Conectividade de dados – Disponibiliza os valores das redes sem fio da UFPA, divididos entre Pontos de Acesso (homologados, conectados e nocivos), Usuários Conectados (Rede UFPA 2.0 -Institucional e Eduroam), e o total de dispositivos clientes.
Para criar sua conta institucional siga o passo-a-passo. Caso o usuário já possui a conta institucional e está com problema de autenticação, antes de solicitar atendimento siga este tutorial para tentar solucionar o problema, caso o erro persista deverá entrar em contato com o CTIC.
Também é disponibilizada a informação sobre o consumo do link de Internet geral da UFPA e o status do backbone de dados da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), através do link https://www.ctic.ufpa.br/index.php/trafego.
Outros Campi – No site do CTIC é possível acessar, também, informações de conectividade dos campi do interior do estado. Ao todo são 21 links de dados monitorados e gerenciados pelo CTIC.
Texto/Arte: Assessoria de Comunicação do CTIC
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