Página inicial > Últimas Notícias > Comitê de Governança Digital aprova novos planos de TIC para a UFPA

Comitê de Governança Digital aprova novos planos de TIC para a UFPA

• Publicado: Segunda, 03 de Outubro de 2022, 16h58

O Comitê de Governança Digital da UFPA, aprovou em sua última reunião ordinária,  três novos planos para a gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Universidade. Os novos instrumentos dizem respeito à gestão de riscos, incidentes e a continuidade de negócio de TIC.

Os novos planos são importantes, porque direcionam a utilização de TIC na Universidade e coloca de forma oficial ações que já ocorrem na prática. Sua implantação tem como objetivo garantir a normatização dos serviços de TIC da UFPA para atendimento das necessidades da comunidade universitária e da sociedade.

O Plano de Gestão de Riscos de TIC irá apoiar a tomada de decisão de acordo com os objetivos estratégicos da Universidade. A gestão de riscos irá integrar o sistema de gestão de Segurança da Informação e Comunicação (SIC) e está alinhado às práticas gerais de gestão de riscos da Universidade.

O Plano de Gestão de Incidentes de TIC, tem como objetivo restaurar a operação normal do serviço o mais rápido possível de modo a minimizar o impacto adverso nas atividades da Universidade, garantindo que os níveis acordados de qualidade do serviço sejam mantidos.

Por fim, o Plano de Gestão de Continuidade de Negócio de TIC da UFPA, é um documento que possui um conjunto de diretrizes para ajudar a restabelecer serviços críticos ou essenciais para a instituição. Contém o planejamento das ações e os responsáveis pelas medidas e as ações de contenção para eventos de alto impacto/risco.

Com os novos artefatos aprovados, a UFPA elava mais uma vez a sua maturidade na governança de TIC. Futuramente mais ações estão previstas para acontecer, como a elaboração da Política de controle de acesso às informações de serviços e soluções de TIC da Universidade e os planos de gestão de mudanças e configuração de serviços de TIC.

Para saber mais acesse https://governancadigital.ufpa.br.

Texto: Assessoria de Comunicação do CTIC

Foto: Reprodução Google