Manuais e informações para adequação a nova cota de armazenamento do Google

Em julho de 2021, o Google anunciou a restrição de armazenamento para as instituições que possuem o pacote Google Workspace for Education Fundamentals, passando a ser limitado a 100 TB (terabytes) por universidade a partir de julho de 2022. Por isso, a UFPA, a partir do mês de julho deste ano, aplicou a cota de armazenamento, por usuário, de 2 GB (gigabytes) para contas institucionais cujos usuários são servidores ou unidades, e 1 GB (gigabyte) para discentes.
Os limites estabelecidos visam garantir a manutenção dos serviços para toda a comunidade acadêmica. Atualmente, a UFPA possui mais de 42 mil usuários/contas em uso, ocupando, no total, mais de 200 TB de armazenamento no pacote Google Workspace for Education, utilizados com os serviços de e-mail e majoritariamente com o Google Drive.
O CTIC produziu uma série de tutoriais para que os usuários verifiquem o armazenamento em uso de suas contas no Google e planejem algumas estratégias de limpeza/otimização do e-mail e do Google Drive, como a migração de arquivos do Google Drive para o OneDrive, backup dos e-mails, utilização do arquivo de backup e exclusão de mensagens. Para isso, será necessário que o usuário crie, se ainda não tiver, uma conta na Microsoft para passar a usar os serviços oferecidos pelo pacote Microsoft Office 365 A1 para educação.
Acesse todos os tutoriais do CTIC aqui https://servicosdetic.ufpa.br/novapoliticadearmazenamento.
Texto: Assessoria de Comunicação do CTIC
Foto: Reprodução Google
Redes Sociais