Página inicial > Últimas Notícias > SIG-UFPA recebe novos módulos: Extensão e da Escola de Aplicação

SIG-UFPA recebe novos módulos: Extensão e da Escola de Aplicação

• Publicado: Sábado, 01 de Julho de 2023, 21h45

O SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas) recebeu novos módulos para atender a comunidade acadêmica e a gestão da Universidade. Na área de extensão a partir de agora, os professores com projetos e bolsistas terão acesso ao módulo de Extensão do SIGAA. Anteriormente, as informações de projeto de extensão eram submetidas em um sistema interno da PROEX (Pró-Reitoria de Extensão. Entretanto, esse sistema é legado, de difícil manutenção e evolução, havendo assim a necessidade de migrar para o sistema oficial de informações acadêmicas da UFPA; por esse motivo a equipe técnica da Coordenadoria de Sistema de Informação do CTIC customizou todo o módulo de extensão do SIGAA para atender as necessidades de gestão e operação da equipe da PROEX. Os gestores dos módulos, já receberam o treinamento para operacionalização do módulo, e o SIGAA estará aberto para o cadastro de novos projetos.

Pelo lado da Escola de Aplicação da UFPA, a implantação dos novos módulos  atende uma demanda antiga, de substituir um sistema terceirizado e sem integração de dados para a gestão superior. Ao todo são quatro módulos implantados (ensino infantil, fundamental, médio e técnico integrado), atendendo assim todos os níveis de ensino ofertados pela Escola de Aplicação da UFPA. A secretaria e  direção da unidade, já receberam o treinamento para operacionalização do sistema e a equipe técnica do CTIC está atendendo dúvidas pontuais para que todo o processo ocorra da forma mais eficiente possível, os professores logo passarão pelo processo de treinamento para utilizar os módulos.

Ernani Sales, Coordenador de Sistemas da UFPA, ressalta a importância de reunir todas as atividades da Universidade no SIG-UFPA: “A partir dessa base integrada será possível mensurar todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizados na Universidade. Anteriormente, não era possível gerar um relatório com todas essas informações, porque os dados eram armazenados em sistemas separados”. Esse mapeamento de ensino, segundo Ernani, é fundamental para que a Universidade se organize e invista em recursos de forma mais eficiente.

Com os novos módulos implantados, irá aumentar a quantidade de informações integradas na base de dados da Universidade. Esta ação está vinculada ao objetivo estratégico estabelecido no PDI da UFPA - “Assegurar a disponibilidade de sistemas essenciais de Tecnologia da Informação”  e medida através do indicador “% de Implantação do Sistema Integrado de Gestão SIG-UFPA”.

Foto: Google

Texto: Assessoria de Comunicação do CTIC