Página inicial > Últimas Notícias > Link de Internet no Campus de Cametá recebe novo upgrade de velocidade

Link de Internet no Campus de Cametá recebe novo upgrade de velocidade

• Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2023, 10h51

O link de Internet do campus passou a funcionar com maior velocidade. O upgrade no link de dados foi viabilizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o campus agora está com 100 Mbps de velocidade, sendo que anteriormente era 30 Mbps.

Os usuários já podem sentir diferenças na hora de utilizar a rede do campus: o carregamento de páginas e arquivos na web é realizado com mais rapidez, o que facilita o estudo e pesquisa na Universidade e oferece maiores recursos aos professores nas aulas em laboratório.

Os usuários devem usufruir da rede para fins acadêmicos e administrativos - o CTIC audita e monitora as redes de dados dos campi. O objetivo é diminuir o uso desvirtuado da rede - quando o usuário utiliza o recurso da Universidade para fins não acadêmicos ou ilegais, como download de filmes, seriados e jogos. Marco Capela, diretor do CTIC, explica que a melhoria do link em Cametá é realizada exclusivamente com o objetivo de estimular o estudo e pesquisa na Universidade: “a Internet irá funcionar perfeitamente, desde que seja utilizada em aulas práticas de laboratório, projetos de pesquisa e extensão e rotinas administrativas”.

Com o upgrade do link o Campus de Cametá a UFPA melhora a disponibilidade de acesso a Internet em todos os seus campi do interior, agora todos estão com velocidades mínima  de 100 Mbps, para visualizar informações de consume de banda nos campi acesse https://ctic.ufpa.br/index.php/campus-do-interior.

Texto: Assessoria de comunicação do CTIC

Foto: Freepik