Página inicial > Últimas Notícias > UFPA lança edital para seleção de propostas para 76ª Reunião Anual da SBPC

UFPA lança edital para seleção de propostas para 76ª Reunião Anual da SBPC

• Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2023, 21h27

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Comissão Executiva Local (CEL) da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), divulgou nesta sexta-feira, 29, o edital para apresentação e seleção de propostas de atividades científicas visando à composição da programação oficial do evento que será realizado entre os dias 7 e 13 de julho de 2024, no Campus Guamá da UFPA, tendo como tema Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza.

Podem ser inscritas atividades científicas em quatro diferentes modalidades: conferências, mesas-redondas, minicursos e webminicursos. A submissão pode ser feita por servidores docentes, técnico-administrativos e/ou por acadêmicos(as) da própria UFPA ou das instituições parceiras na promoção da 76ª Reunião Anual da SBPC: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

Serão aceitos trabalhos relacionados diretamente à temática central da reunião, além de temas indicados como prioritários para as atividades científicas, entre os quais:  biodiversidade e conservação do bioma amazônico; mudanças climáticas; riscos de desastres em áreas urbanas; conservação dos ecossistemas dos oceanos, mares e rios; oceano e foz do Amazonas; ciência e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); combate à fome e segurança alimentar, entre outros, conforme lista presente no item 3.2.3 do edital que regulamenta as submissões. Os temas prioritários têm o propósito de estimular a apresentação de propostas. Em adição a esses temas, propostas relacionadas a outros assuntos poderão ser apresentadas para compor a programação científica.

Para inscrição das atividades científicas, há formulários específicos a serem preenchidos  de acordo com a modalidade.  O prazo para inscrição inicia nesta sexta-feira, 29, e segue até o dia 30 de outubro. Todas as propostas submetidas serão analisadas em duas etapas.  A primeira, pela Comissão Científica Local (CCL) da 76ª Reunião Anual da SBPC, e, posteriormente, caso aprovadas, pela Comissão de Programação Científica (CPC) da SBPC. A divulgação das propostas pré-selecionadas está prevista para o dia 13 de novembro.

Os(As) convidados(as) para as atividades de conferência e mesa-redonda, aprovadas no âmbito do edital e, posteriormente, selecionadas pela CPC, terão as suas passagens e hospedagens custeadas pela SBPC, exclusivamente em trechos nacionais. As informações completas podem ser conferidas no edital de submissão das propostas.

76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde a sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel fundamental na promoção e no aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no país.

Anualmente, a SBPC realiza eventos, de caráter nacional e regional, com o objetivo de debater políticas públicas de CT&I e difundir os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento, sendo o principal a Reunião Anual (RA) da SBPC, que é considerado o maior evento científico da América Latina.

A reunião tem como público-alvo pesquisadores, estudantes, professores, profissionais diversos e cidadãos em geral, interessados em discutir ou simplesmente conhecer os resultados mais recentes da pesquisa científica, expor trabalhos científicos, debater as políticas de CT&I e propor metas estratégicas para o progresso da ciência no Brasil.

A escolha da UFPA para sediar a SBPC 2024 ocorreu em reunião do Conselho da Sociedade Científica, com aprovação unânime dos seus membros. A Instituição já recebeu o evento em outras duas ocasiões: em 1983, com as atividades ocorrendo no Campus Guamá; e, em 2007, com a concentração das atividades no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. Em 2024, o evento novamente ocupará os espaços do campus, às margens do rio Guamá.

Confira aqui o Edital de submissão das propostas de atividades científicas para 76ª Reunião Anual da SBPC e participe enviando suas propostas