Página inicial > Últimas Notícias > Projeto SET encerra suas atividades com uma cerimônia solene

Projeto SET encerra suas atividades com uma cerimônia solene

• Publicado: Segunda, 07 de Novembro de 2016, 16h24

A cerimônia de encerramento ocorreu na última sexta-feira, 04, no auditório do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação – CTIC – com membros colaboradores, ex-bolsistas e coordenadores que integraram o Projeto ao longo de seus 14 anos de existência. A concepção do projeto SET ocorreu em 2001 a partir de uma conversa entre os professores Luiz Affonso Guedes (da Engenharia Elétrica) e Raimundo Viegas Júnior (do departamento de Informática e da Engenharia Elétrica), e de um mestrando da PPGEE na área de Computação Aplicada, Ézyo Lamarca. Oficialmente, o projeto iniciou suas atividades em 15/08/2002, com o intuito de disseminar a filosofia do Software Livre pela Universidade Federal do Pará.

Devido à falta de recursos destinados a informatização, o projeto foi criado com o objetivo de desenvolver soluções de baixo custo para implantação e administração de uma rede de computadores, utilizando ferramentas abertas baseadas em sistema operacional GNU/LINUX. As ferramentas baseavam-se em GNU/Linux, pelo fato do sistema operacional ter o seu código-fonte aberto e livre para adaptações, customizações e aperfeiçoamentos. Além disso, o sistema GNU/Linux não necessita de licenças de uso, uma vez que ele é livre e criado com a finalidade promover a inclusão e a democracia digital.

Nesse primeiro momento, o incentivo ao projeto veio do então Diretor do SECOM, atual CTIC, Affonso Guedes, e do Pró-Reitor de Planejamento (PROPLAN), Prof. Dr. Francisco de Assis Matos de Abreu, pró-reitoria a qual o SECOM era subordinado à época. Na coordenação do projeto estavam os professores Eloi Luiz Favero e Raimundo Viegas Júnior, contando com os primeiros técnicos: Glauco Estácio Gonçalves, Rafael Suzuki Bayma e Sandra Rocha, que posteriormente passou a coordenar o projeto até o seu encerramento em 2016.

No decorrer do projeto, foram implantados laboratórios no padrão SET na UFPA, nos campi do interior e nos Institutos do campus de Belém. Além disso, foram firmadas parcerias com a Secretaria de Estado de Educação – SEDUC e o Exército Brasileiro. Em conjunto com a SEDUC, visando o aprimoramento das ferramentas e a atualização da customização, foram desenvolvidas versões do BotoSET Linux, como o BotoSET Açaí e o BotoSET Cabano. Assim como, também, foi elaborada uma versão para o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica em Matemática – PARFOR Matemática da UFPA. Em continuidade ao projeto educacional, a equipe atualizou a versão BotoSet Linux para a versão Carimbó, mesmo sem convênio formalizado com a secretaria de Estado de Educação.

Aos longo dos mais de 14 anos do projeto, dele participaram mais de 55 bolsistas, cuja história de vida pessoal e profissional foi marcada pelo tempo dedicado ao projeto. Diversos relatos de membros foram enviados para a composição de um memorial do projeto, e em todos a relevância do projeto para a vida de cada um é bastante perceptível. Dentre eles, Rafael Martins, ex-bolsista do projeto SET, relembra os momentos que viveu como integrante do projeto. “Ter participado do projeto SET foi uma experiência muito gratificante e me moldou como pessoa e como profissional. Me fez ver que o desenvolvimento tecnológico tem que vir acompanhado do social. Me fez conhecer pessoas e fazer parte de uma família de setters. Me fez também levar puxões de orelha quando fosse preciso. Me fez procurar dar o melhor, não para ser o melhor mas para resolver o problema do meu próximo da melhor forma - me mostrou que colaboratividade pode ser melhor que a competitividade. Por essas e outras que foi uma honra ter passado pelo SET e levarei a esses aprendizados por toda a vida.”

Entre tantos, um deles demonstra de forma clara o que foi o Projeto SET, o relato de Glauco Gonçalves, atualmente professor doutor da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

É com muito prazer que me junto a vocês, mesmo estando fisicamente separados, para rememorar o projeto SET e tudo aquilo que ganhei e o que perdi com ele.

Comecemos pelo que perdi. Iniciei perdendo muitos daqueles receios que o jovem aluno universitário tem: o medo de encarar grandes problemas, a dúvida quanto às suas próprias capacidades e este tipo de coisa. Perdi ainda minhas certezas sobre o que achava que sabia, conhecendo pessoas muito capazes e interagindo com o mundo por meio de projetos de Software Livre. Em suma, perdi várias de minhas limitações.

E o que ganhei? Ganhei enorme experiência técnica, acadêmica, em gestão (eu ajudei a recrutar e supervisionar muitos membros da equipe) e tantas outras coisas mais. Ganhei ainda tempo para me dedicar exclusivamente à universidade, o que me ajudou sobremaneira no caminho que trilhei depois. Ganhei, enfim, colegas, amigos e referências. Hoje, tento replicar, aqui na UFRPE, o ambiente que tínhamos no SET: um espaço de construção de soluções envolvendo hardware, redes, e Linux! Chamamos de JuáLabs (http://www.jualabs.com/)... Continuem levando este mesmo espírito por aí! Um forte abraço a todos.”

O projeto SET, em 2005, ganhou o Prêmio Telemar de Inclusão Digital, cuja finalidade era reconhecer soluções cabíveis de serem implantadas no âmbito digital e, também, ganhou o Prêmio Inovação, em 2008, recebido pela SEDUC, parceira no projeto BotoSET Linux. O SET se despede, com a tarefa de desenvolver o BotoSET UFPA, um sistema operacional que atenda às necessidades de toda a comunidade acadêmica da UFPA (técnicos, discentes e docentes), com ferramentas relevantes e navegabilidade intuitiva com a customização da UFPA, o qual deve ser lançado até o final do ano.