CTIC realiza workshop 2017 de projetos e metas
O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA, realizou no último dia 20 de dezembro seu “Workshop de Projetos e Metas”, o evento contou com a partição de todas as coordenadorias. Os coordenadores apresentaram as atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2017, e as próximas ações para o próximo ano. Houve a participação do Ponto de Presença da RNP (POP-PA) que contribuiu para enriquecer o diálogo sobre investimento em serviço e infraestrutura de Tecnologia da Informação.
O orçamento para 2018 - o principal tema para as áreas fins do CTIC foi exposto pela coordenadoria administrativa. O CTIC começará o ano de 2018 sem plano interno para investimentos, o recurso de capital retirado do plano de gestão orçamento de 2018. Será necessário documentar e justificar os principais investimentos necessários para evoluir a área de Tecnologia da Informação da UFPA.
Na área de Governança de TI, o processo de planejamento do CTIC para 2018/2019, será feito através da elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação seguindo normas e manuais do SISP do Governo Federal. Também foi encaminhado para aprovação do Comitê de Governança Digital à Política de Tecnologia da Informação e Comunicação da universidade, que é um documento descrevendo as papéis, competências e resultados estratégicos dos envolvidos com a Tecnologia da Informação na UFPA. "Em virtudes das mudanças do modo de planejamento da UFPA, aconteceu uma mudança no padrão de atuação da assessoria, passou-se a trabalhar na parte de governança de TI", relatou o assessor Antônio Barros.
Sandra Rocha, assessora de orientação normativa em TI, destacou que "Os contratos e convênios que envolve Tecnologia da Informação na UFPA passam pela assessoria para emissão de parecer, no ano de 2017 já foram mais de 60 processos encaminhados pela assessoria". Para 2018 a assessoria já está encaminhando processos licitatórios para serviços de infraestrutura de redes e equipamentos para o datacenter. "Um grande problema é a garantia de orçamento para execução de aquisição".
A coordenadoria de atendimento ao usuário e suporte computacional trouxe a discussão da comunicação entre as equipes, "É necessário aumentar a comunicação entre os coordenadorias, para poder melhorar o atendimento aos usuários", frisou Paulo Marrom, coordenador de atendimento.
As três coordenadorias técnicas do CTIC expuseram seus anseios quanto ao quatro de pessoal ser reduzido. "Como a equipe é reduzida, todos acabam se ajudando no momento que estamos com dificuldades em executar atendimentos" acrescentou Marcelo Moraes, coordenador de redes. Os três coordenadores demonstraram os projetos executados e melhorias alcançadas em suas áreas de atuação, a equipe de datacenter destacou a importância de ter recebido novos equipamentos de processamento e armazenamento, enquanto que a equipe de sistemas de informação agradeceu a atualização do parque computacional de sua coordenadoria.
Abaixo as apresentações dos participantes.
Texto/foto: Assessoria de comunicação do CTIC
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